Pesquisa no Blog

Orientações


10 PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

A sabedoria popular diz que “você é o que come” e não podia ser mais verdade. A comida que ingerimos tem um grande impacto na nossa saúde e bem-estar. Ao manter a forma física e comer bem está a reduzir o risco de desenvolver doenças relacionadas com a alimentação, como anemia, obesidade, diabetes, hipertensão, enfartes, osteoporose, entre outras. Contudo, apesar de manter uma alimentação saudável ser bastante simples, existe ainda muita confusão no grande público sobre no que consiste comer bem.
Para tornar-se ou manter-se saudável, o nosso corpo precisa de boa comida, e do tempo e energia para processá-la e usá-la no seu metabolismo. Uma boa nutrição fornece ao organismo nutrientes para produzir ou reparar tecidos, manter o sistema imunitário saudável e permite ao corpo executar tarefas diárias com facilidade.
Com o objetivo de orientar você a ter uma alimentação saudável e fazer escolhas alimentares mais adequadas, estes Dez Passos para uma Alimentação Saudável busca contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida!
1- Faça pelo menos três refeições (café da manhã, almoço e jantar) e dois lanches saudáveis por dia. Não pule refeições;
2- Inclua diariamente seis porções do grupo de cereais (arroz, milho, trigo, pães, massas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural;
3- Coma diariamente pelo menos três porções de legumes e verduras como parte das refeições e três porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches;
4- Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos cinco vezes por semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde;
5- Consuma diariamente três porções de leite e derivados e uma porção de carnes, aves, peixes e ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e pele das aves antes da preparação, tornando estes alimentos mais saudáveis;
6- Consuma no máximo, uma porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina. Fique atento aos rótulos dos alimentos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans;
7- Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos, doces sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação;
8- Diminua a quantidade de sal na comida. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, salsicha, lingüiça, salgadinhos, conservas, molhos e temperos prontos;
9- Beba pelo menos dois litros de água por dia (seis copos). Dê prefe^rncia ao consumo de água nos intervalos das refeições;
10- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite bebidas alcoólicas e o fumo. Mantenha o seu peso dentro de limites saudáveis.
Lembre-se, não existem na realidade bons ou maus alimentos. Moderação e equilíbrio na alimentação são as chaves para se manter saudável!
===============================================================================

CONHEÇA A PIRÂMIDE ALIMENTAR

A dúvida sobre como deve ser uma alimentação saudável e equilibrada, que envolve quantidade e tipos de alimentos, muitas vezes se torna difícil para a maioria das pessoas.
Por causa disso, estudos foram desenvolvidos para encontrar a melhor maneira de informar a população sobre como deve ser composta a sua alimentação, criando assim
a Pirâmide Alimentar para ajudar e a entender como equilibrar esses   alimentos diariamente.
A pirâmide alimentar se propõe a mostrar de forma clara e objetiva como alcançar as necessidades de calorias e nutrientes necessárias para a população utilizando seus alimentos habituais, tornando-a, assim, prática e flexível.
As principais metas da pirâmide alimentar são obter o consumo variado de alimentos, ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. Não podendo se esquecer que a prática de exercícios físicos é recomendada visando a perda ou manutenção do peso adequado como também, a prevenção de doenças entre elas, as cardiovasculares, diabete, hipertensão e osteoporose.
A pirâmide funciona da seguinte forma: A base larga indica os alimentos mais necessários e que devem ser mais consumidos, a medida que a pirâmide vai encurtando, vai diminuindo a necessidade de consumir esses tipos de alimentos, chegando até a ponta da pirâmide que indica alimentos que devem ser ingeridos em menores quantidades. É bom lembrar que todos os alimentos contidos em todos os grupos são importantes, o que muda é a quantidade a ser ingerida. A quantidade é especificada através das porções para cada grupo. A quantidade de porções de cada grupo recomendada para um índivíduo depende da sua necessidade de energia que está relacionada com a idade, peso, estatura e atividade física. A partir dos valores de cada porção, você poderá montar o seu plano alimentar.
O grupo 1 é o da base da pirâmide onde estão os alimentos energéticos ricos em carboidratos, como os cereias, pães, raízes e tubércolos. São indicadas de 5 à 9 porções diárias.
No segundo degrau da pirâmide estão os alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais e água. São as verduras, os legumes e as frutas. São indicadas de 4 à 5 porções diárias.
No terceiro degrau estão os alimentos construtores, ricos em proteínas, cálcio, ferro e zinco como o leite e seus derivados, as leguminosas como o feijão, soja, e a ervilha, além das carnes e ovos. São indicadas de 2 à 5 porções diárias.
Para terminar, no último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol que devem ser consumidos com moderação.  São eles o grupo dos óleos e gordura, além do grupo dos açúcares. São indicadas de 1 à 2 porções diárias.
=================================================================================


MUDANDO HÁBITOS

Um corpo belo e esbelto é, hoje em dia, o objetivo de muita gente.Sem dúvida, as pessoas magras tem menos doenças e vivem mais tempo do que as que tem excesso de peso. As dietas da moda falham quase sempre. Por isso, emagrecer de maneira natural e saudável fazendo uma reeducação alimentar é a melhor e mais segura alternativa hoje.
Reeducação alimentar é um termo muito comentado ultimamente para quem quer eliminar peso e ter uma vida mais saudável, livre de doenças e principalmente do efeito sanfona.
Durante toda a nossa vida, principalmente na infância, aprendemos o que e como devemos comer com nossos pais e nem sempre estes alimentos são os mais indicados e mais saudáveis.Quando ficamos mais velhos ou nos deparamos com alguma doença como hipertensão, triglicérides, colesterol, diabetes ou mesmo com o sobrepeso e a obesidade, tomamos consciência da importância da alimentação para uma vida melhor e descobrimos que não nos alimentamos de forma correta, ou seja, não temos uma alimentação balanceada.Praticamente todas as dietas atingem um único objetivo: a perda de peso. Mas no resultado final fracassam , porque os quilos perdidos voltam ao abandonar a dieta, que é substituída por uma alimentação normal e repleta de maus hábitos alimentares.
Neste momento entra a reeducação alimentar, que na verdade consiste na mudança de alguns hábitos, mas sem deixar de fora o que faz parte da cultura do indivíduo.
A principal coisa que devemos aprender é que a reeducação alimentar não consiste em deixar de comer tudo o que gosta e passar a comer somente frutas, verduras, legumes e alimentos light. Muito pelo contrário, é aprender que você pode comer tudo, mas sem exageros e de forma equilibrada.
Com o consumo de alimentos naturais, pobre em gorduras e açúcar, a maior parte das pessoas consegue perder peso com segurança e de maneira simples, estabelecendo padrões saudáveis de alimentação para a vida inteira.
O ideal é que o processo seja feito individualmente e com orientação de uma nutricionista, pois uma recomendação pode ser adequada para uma pessoa mas não será para outra. Deve-se levar em conta o estilo de vida, os hábitos alimentares, assim como a presença de doenças pré-existentes.
Todos nós sabemos que mudar hábitos não é fácil. É uma tarefa que requer esforço e muita disciplina, mas é possível. Quando o objetivo maior é a saúde, a prevenção de doenças e o melhor aproveitamento do organismo e até mesmo um corpo mais bonito e saudável, o esforço vale a pena.
================================================================================